FICHA TÉCNICA

Campinas – 2015
Residencial
Terreno: 1136,00m²
Projeto: 554,00m²

A volumetria desse projeto foi guida pelo declive acentuado do terreno, dessa forma do ponto de vista de quem passa pela frente, a casa parece térrea, mas ao entrar temos um sala social que serve como distribuição, em nível leva para os dormitórios e descendo uma escada envolta de um jardim interno acessa a área social.
Os dormitórios foram posicionados para aproveita a melhor orientação da insolação e toma proveito da ampla vista para o fundo do lote e área de preservação do condomínio. A generosa sacada dos dormitórios cria uma grande varanda para o pavimento social logo abaixo.

A varanda está alinhada paralelamente com os ambientes internos, separados somente por uma leve porta de vidro, criando uma integração entre os espaços internos e externos. Essa integração se completa com a piscina, também posicionada de forma paralela aos ambientes e projetada com linhas orgânicas, se funde com a paisagem local.

Conceitos de sustentabilidade foram inseridos nesse projeto desde a concepção, como iluminação e ventilação natural, uso de materiais locais, jardins internos para regular a temperatura, telhado para captação de agua pluvial e com orientação solar para receber placas fotovoltaicas. A linguagem arquitetônica também tomou partido desses conceitos, criando um volumetria orgânica, integrado com elementos da natureza fazendo uma composição natural com o local onde esta inserido.

Arquiteto Felipe Graciano Bignotto