Um projeto arquitetônico precisa imprimir a personalidade e gosto dos moradores, assim como ter uma qualidade estética, atender às necessidades e, de preferência, ser sustentável.

Um dos pontos que têm evoluído ao longo dos anos é o atendimento dessas necessidades mescladas às áreas de lazer.

Temos algumas opções para trazer mais diversidade a cada projeto, cada uma com suas especificações, diferenças e utilizações.

Conheça as diferenças entre sacada, varanda e terraço:

Sacada

A sacada é uma extensão do imóvel, que ressalta do alinhamento da parede e traz um efeito tridimensional ao local. São adições aos espaços internos e, por receberem luz abundante, podem receber um jardim vertical ou mesinhas e cadeiras para aproveitar a vista.

Terraço

O terraço fica localizado acima da construção, é amplo e geralmente utilizado para receber amigos ou para curtir com a família. É possível instalar piscina, banheira de hidromassagem, churrasqueira e até um jardim no terraço, sempre lembrando de pensar em todos os detalhes para evitar infiltrações.

Varanda

É um espaço aberto com telhado, que pode ficar na frente ou na parte de trás da casa. Ela é ligada aos cômodos da casa, geralmente cozinha ou sala, e é uma extensão coberta da construção. Dependendo do tamanho do espaço, pode conter mesinhas, cadeiras, poltronas, espreguiçadeiras, plantas e até estufas.

Varanda Gourmet

A diferença de uma Varanda normal para a Varanda Gourmet é a adição de itens para cozinhar, como churrasqueira, fogão, forno, chopeiras e até cozinhas completas. A Varanda Gourmet têm sido uma opção muito escolhida atualmente pela possibilidade de misturar áreas de lazer e quintal, sendo perfeita para encontros de família e amigos, tudo com uma boa comida.

Terraço, varanda ou sacada: qual escolher?

Ao realizar seu projeto arquitetônico, converse sobre as possibilidades com o arquiteto responsável, diga tudo o que você gostaria que a casa de seus sonhos tivesse. Ter uma varanda, terraço ou sacada depende do tamanho que o imóvel terá, assim como da disposição dos cômodos, localização e outros fatores que devem ser resolvidos antes do início do projeto.

Gostou deste post?

Para receber conteúdos exclusivos assine nossa newsletter.

Até a próxima!