A decisão de se mudar para uma cidade do interior tem feito parte da vida de muitas pessoas. Em busca de uma melhor qualidade de vida para toda a família, as cidades do interior têm se tornado um dos maiores refúgios, sendo capazes de oferecer uma vida mais tranquila e mais leve para todos.

E quando falamos em interior não pense naquela imagem cheia de mato, com carroças passando pelas ruas. Estamos falando de cidades com um ritmo de vida diferenciado, onde a preocupação com o bem-estar cotidiano é uma das prioridades.

As cidades do interior de São Paulo podem ser uma ótima alternativa para quem busca tranquilidade e, ao mesmo tempo, as facilidades da capital. Além disso, são uma ótima oportunidade para quem busca construir seu primeiro imóvel, com valores bem mais acessíveis, tanto de terrenos quanto de mão de obra para construção.

Conheça agora as cinco melhores cidades para quem quer planejar morar no interior de São Paulo:

 

  •  Campinas

Entre as cidades com melhor qualidade de vida para diversas faixas etárias está Campinas, com mais de 1 milhão de habitantes garante todas as facilidades e praticidades da capital com todos os benefícios de uma cidade do interior.

Bem próxima de São Paulo (a menos de 100 km) e com o aeroporto internacional de Viracopos, a cidade garante acesso fácil e rápido a qualquer lugar.

campinas - lagoa do taquaralAlém disso, a cidade é considerada pela ONU uma das melhores cidades para se viver no Brasil, principalmente pelos seus índices de educação e expectativa de vida, além de seus parques e atividades culturais.

A cidade conta com a Lagoa do Taquaral – espaço ao ar livre para bem-estar, exercício e quadras, cultura (Concha Acústica e Planetário), atividades para crianças (pedalinhos, caravela e parquinho), ou seja, o lugar perfeito para passeios e reuniões em família nos finais de semana.

A atividade cultural da cidade também garante diversão e conhecimento para todas as idades. Com um ativo polo de pesquisas e negócios, Campinas também oferece grandes oportunidades para pequenas e grandes empresas, além de sistemas educacionais de ponta, incluindo a UNICAMP.

Campinas também está na frente em índices importantes como de educação e longevidade.

 

  •  Jundiaí

Com menos de 500 mil habitantes, Jundiaí é outra cidade que vem recebendo pessoas que moravam nas capitais e decidiram mudar de vida. Distante cerca de 60 km de São Paulo, muitas famílias a utilizam até mesmo como cidade dormitório, mantendo sua casa na cidade e continuando a trabalhar na capital.

Com Parques e Construções antigas de tirar o fôlego, como a Catedral de Nossa Senhora do Desterro, a cidade guarda o encanto das cidades de interior com um toque da modernidade. Outro ponto relevante é que Jundiaí é uma das cidades mais seguras do Brasil.

 

  • Valinhos

Fazendo divisa com a cidade de Campinas, Valinhos garante tranquilidade e muita área verde para quem procura estar mais perto da Natureza. Com quase 7% de seu território destinado às áreas de proteção ambiental, a cidade garante a qualidade do ar como uma das melhores do interior de São Paulo.

A proximidade com Campinas garante todas as facilidades da irmã maior, mas mesmo com seus 120 mil habitantes, deixa aquele gostinho de cidade pequena onde todo mundo ainda se conhece.

 

  •  Vinhedo

Considerada em 2017 a cidade mais segura e pacífica do Brasil, de acordo com pesquisa da Urban Systems Brasil, Vinhedo tem atraído cada vez mais famílias e profissionais que buscam estar perto dos grandes centros, mas não abrem mão da qualidade de vida.

Com pouco mais de 72 mil habitantes, a cidade é hoje uma das melhores opções para quem busca mudar de vida. Além da segurança, Vinhedo também conquista pelos índices da FGV­ no ano passado, a cidade foi considerada a segunda melhor para se viver para pessoas com mais de 60 anos.

 

  • Louveira

Localizada a cerca de 10 minutos de Jundiaí e Vinhedo, a cidade tem excelente acesso às melhores rodovias, como Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro. Distante apenas 60 km da capital, o trajeto da Marginal Pinheiros até Louveira é de cerca de 40 minutos.

A cidade integra o Polo Turístico do Circuito das Frutas, sendo conhecida pela qualidade destes alimentos que produz, tendo como destaque a Uva Niágara Rosada. A qualidade de vida na cidade é alta e há muitas áreas verdes, proporcionando também uma boa qualidade do ar.

 

Por que morar no interior de São Paulo?

Sair das grandes cidades para buscar refúgio no interior é um movimento que vem aumentando absurdamente nos últimos anos.

A insegurança das capitais, os altos custos para manter uma boa qualidade de vida e o trânsito têm sido os fatores que mais influenciam nessa decisão.

O interior de São Paulo oferece diversas opções para diferentes estilos de vida e de famílias. Desde cidades muito pequenas ideais para casais com mais idade até cidades de médio porte, que mantém toda a estrutura de um centro cosmopolita com o charme e as vantagens do interior.

Conheça os principais motivos que têm encantado e levado pessoas a se mudarem de vez para o interior:  

 

 

Mais segurança

Quanto maior o centro urbano, mais insegurança no dia a dia. Este é um dos principais motivos de quem busca uma vida mais tranquila no interior de São Paulo. Além dos menores índices de assaltos, a possibilidade de se mudar para casas térreas, abandonando de vez as prisões dos apartamentos, é um dos grandes atrativos do interior.

 

Custo de vida mais baixo 

Morar no interior tem mais uma vantagem: o menor custo de vida. Do preço do combustível até os alimentos, os valores e o custo para se morar no interior são bem mais baixos. Os gastos com deslocamento são muito menores e é possível fazer tudo bem pertinho de casa, sem levar horas para ir de um bairro a outro. 

A possibilidade de comprar produtos diretamente dos produtores é outra facilidade do interior. Os preços praticados em feiras e mercados é menor e a qualidade dos produtos encontrados é bem acima das capitais, já que o transporte e armazenamento são feitos em um tempo menor, garantindo a integridade dos produtos.  

 

Tempo no trânsito (congestionamento) 

congestionamento de carros - morar no interiorCaso precise continuar trabalhando em São Paulo, a média do tempo de deslocamento para as cidades do interior é de uma hora e meia. O tempo de viagem varia dependendo do destino, mas, mesmo assim, você gastaria menos tempo do que com certos trajetos entre bairros/zonas da capital. 

Caso trabalhe no interior, esse tempo pode ser usado para ficar mais com a família, estudar, realizar atividades físicas, lazer e, até mesmo, para descansar. 

 

 

Proximidade com São Paulo  

Mesmo que queira ir para a capital assistir a algum show, ir a um restaurante, visitar amigos ou parentes, realizar uma reunião com clientes ou fornecedores, ou qualquer outra atividade – o deslocamento é bem tranquilo e não costuma ter trânsito, principalmente fora dos horários de pico e aos finais de semana. 

 

Clima ensolarado e qualidade do ar 

Na maioria das cidades do interior, o sol está mais presente do que na capital, conhecida como “terra da garoa”, por passar a maior parte do ano com clima nublado, cinzento…  

Já no interior, os dias ensolarados são mais comuns e, principalmente por ter menos poluição e mais áreas verdes, a qualidade do ar no interior é melhor. Esses aspectos são mais favoráveis à nossa saúde, melhorando muito a qualidade de vida de quem vive nessas cidades, especialmente para quem sofre com asma, rinite, sinusite ou qualquer doença respiratória. 

 

Acesso pelas estradas 

O interior de São Paulo é repleto de boas estradas de acesso, como a Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro. Isso torna as viagens muito mais rápidas e seguras, e permite que os amigos da capital possam visitar quem se muda para o interior com mais facilidade. O tempo médio das viagens é de um hora e meia. Nada mal, certo? 

 

E o principal: mais tempo para si mesmo 

passeio de bicicleta familia morar no interiorJá pensou na possibilidade de praticar exercícios, voltar para casa, tomar banho, café da manhã e só aí sair para trabalhar?

Pois é, morando na capital nem pensar, mas no interior isso é bastante comum e faz parte do dia a dia de grande parte das pessoas. Com os menores deslocamentos, a possibilidade não só de ter mais tempo antes como, principalmente, chegar mais cedo depois do trabalho é outra das vantagens de morar no interior.

Hoje, a vida no interior é bem diferente de 10, 20 anos atrás! As opções de lazer e de cultura são muito mais acessíveis, não perdendo em nada para o que acontece nas capitais.

Mudar para uma cidade do interior exige planejamento e, principalmente, bons profissionais. É fundamental que, para a construção de seu imóvel, seja contratado um escritório de arquitetura bem-conceituado e reconhecido por sua eficiência e profissionalismo.

Mudei para o Interior de São Paulo, e agora?

Sair da capital para construir no interior de São Paulo é um passo importante que requer alguns cuidados

A primeira coisa é: calma! É mais do que natural estar cheio de dúvidas quando a oportunidade de uma mudança assim acontece. As dúvidas podem ser ainda maiores se você decidiu construir a sua casa no interior de São Paulo, mas essa decisão vai ser o ponto de partida para que você e sua família se sintam ainda mais acolhidos na nova cidade.

A segunda coisa para que a mudança aconteça com o máximo de tranquilidade é o planejamento. Nada de outro mundo, mas tomar alguns cuidados e dar os passos corretos para essa mudança ajuda muito. Confira agora algumas ações que podem fazer com que esse período seja ainda mais prazeroso e que a mudança seja lembrada com muito carinho.

 

Descobrir a nova cultura

Fazer uma mudança para o interior traz novidades para o seu dia a dia. Desde a diminuição do ritmo de vida até mesmo a possibilidade de passar mais tempo com a família e com os amigos. A vida no interior é bastante prazerosa. Que tal descobrir como se encaixar nessa nova cultura? Descobrir mais sobre a cidade que você vai morar traz ainda mais segurança e traz oportunidades para descobrir novos lugares quando a mudança acontecer.

Conhecer restaurantes, museus e parques, por exemplo, pode ser fundamental na escolha do melhor bairro para construir.

Visitar a cidade por uns dias

Passar uns dias na cidade pode até ajudar a definir o melhor lugar para construir sua nova casa. Nada melhor do que conhecer a cidade mais de perto e descobrir quais os melhores bairros, onde existe a melhor infraestrutura para a sua rotina. Tem filhos pequenos? Construir em um bairro tranquilo, mas perto de escolas, pode facilitar a sua vida. Está procurando um lugar perto do trabalho? Fazer uma caminhada com calma pelo bairro, pode revelar excelentes oportunidades.

Além disso, passar uns dias na cidade vai dar uma visão real do ritmo do local e de como é a vida cotidiana. Será uma oportunidade para conhecer mais de perto o lugar e as pessoas que vão se tornar seus novos amigos.

 

Conhecer o clima 

Na maioria das cidades do interior de São Paulo, o calor é mais presente do que o frio. A capital, chamada carinhosamente de “terra da garoa”, conta com muitos dias cinzentos e nublados, mas no interior o sol predomina a maior parte do ano.

Decidir o que levar

Depois de conhecer a cidade e já ter mais ou menos em mente o lugar onde vai construir, começa uma nova fase de dúvidas: o que levar para a nova cidade?

Uma ajuda profissional pode resolver seus problemas nesse momento! Contratar um escritório de arquitetura pode facilitar muito a sua vida, já que o arquiteto pode ajudar na escolha dos móveis que serão parte da nova casa, além de sugerir quais móveis podem ser reaproveitados.

Além disso, com a contratação de um arquiteto desde o princípio, você pode planejar a sua nova casa de acordo com a fase da vida que você está. Um espaço para receber os amigos, um lugarzinho para um novo animal de estimação… O arquiteto vai ajudar você a decidir tudo isso.

Se você quer mais dicas sobre arquitetura e sobre decoração, não deixe de acessar nosso conteúdo sobre o significado das cores na sua casa e descubra ainda mais maneiras de tornar a sua casa um lugar ainda especial!

E você está pensando em mudar de vida e construir sua casa no interior?

Deixe os seus comentários e compartilhe conosco as suas dúvidas!

Até a próxima

Felipe Bignotto